Era em geral representada como caçadora, com arco e aljava, acompanhada de um cão ou cervo, como podemos observar na imagem acima. O arco e a aljava representavam a caça, já que Diana é a deusa da mesma. A presença de um animal ao seu lado ocorre porque ela pediu a seu pai para circular livremente pelas matas e conviver com os animais selvagens, se tornando assim a deusa dos animais.
O cervo que às vezes aparece ao lado de Diana seria o caçador Acteão, que foi transformado em cervo ao vê-la nua, como dito anteriormente.
Diana surgiu, entre outros fatores, para explicar um fato que intrigava os romanos: os ciclos da lua. Eles necessitavam de uma explicação para as diversas fases que viam da mesma e a criação dessa deusa foi uma solução para isso.
A relação que Diana tem com a realidade da época se dá pelo fato de que os caçadores precisavam de alguma coisa para explicar porque em uns dias a caça era ótima enquanto em outros não era tão boa assim. Essa é a função básica do mito, explicar coisas aparentemente sem explicação, e estamos falando de seres mitológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário